Coordenação: Prof. Dr. Gerson Bonfante
Equipe: Dr. Accácio Lins do Valle
Dr. Luiz Fernando Pegoraro
Dr. Estevam Augusto Bonfante e equipe
N° de vagas: 12
Início do curso: Janeiro de 2021
Horário das Aulas: de 2a a 5a feira, uma vez ao mês
Seleção: Ordem de inscrição
Conceito
A clínica geral é feita, em grande parte, objetivando o tratamento restaurador (dentística) e reconstrutor (prótese), principalmente. Sequência natural da dentística, quando a estrutura dental remanescente não é mais capaz de proteger o material restaurador, a solução será realizada por meio de confecção de coroas parciais ou totais em elementos unitários. Essas coroas eventualmente também podem exigir uma retenção intracoronária realizada com núcleos metálicos fundidos, pinos metálicos pré-fabricados ou de pinos de fibras de vidro com preenchimento de resina composta. Dependendo das indicações e necessidade estética, esta coroa poderia ser do sistema metalocerâmico ou ceramocerâmico (prótese sem metal). Caso já exista um dente ausente, além da prótese sobre implante pode-se optar por próteses adesivas ou convencionais, com ou sem metal. À medida que as perdas dentárias se tornam múltiplas, as necessidades protéticas podem se combinar, interagindo próteses convencionais e sobre implantes, elementos unitários e próteses removíveis, parciais e totais. Desde a coroa unitária mais simples até a reabilitação oral mais complexa, deve se ter em mente o restabelecimento das funções dos sistema estomatognático, na qual o conhecimento da oclusão é primordial, não apenas no diagnóstico das perdas de estrutura dentária por causas não bacterianas (atrição, abrasão, erosão, abfração), como nos recursos para restabelecer a dimensão vertical de oclusão, o guia anterior e o guia canino. A meta do programa a ser desenvolvido é justamente propiciar ao clínico o aprofundamento do conhecimento das diferentes soluções protéticas integradas com a oclusão, periodontia e, eventualmente ortodontia, saindo da visão generalista para uma visão especializada e diferenciada dos problemas protéticos e suas soluções.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS:
Oclusão:
Reapresentar os conceitos básicos da oclusão fisiológica, enfatizando os aspectos clínicos e consequencias dos hábitos parafuncionais que levam à perda de estrutura dentária como a atrição, abrasão e erosão, bem como os conceitos de Disfunção temporomandibular e os recursos reversíveis para seu controle.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Prótese I – Pré-clínica:
Capacitar os alunos a executar os procedimentos necessários para confecção de PPFs, preparo prévio de PPRs e PTs por meio de aulas teóricas e de laboratório.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Prótese II:
Desenvolver atividades clínicas para confecção de elementos unitários, PPFs sobre dentes naturais ou implantes osseointegrados, PPRs e PTs com o intuito de devolver as atividades funcionais e a estética aos pacientes que sofreram perda completa ou parcial dos dentes naturais. Orientar o aluno desde a anamneses para total compreensão do histórico medico e odontológico até a entrega e controle posterior das próteses executadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Disciplina de Prótese III:
Esta disciplina tem por objetivos dar sequência às PPFs e Reabilitações Orais iniciadas na disciplina anterior e iniciar as próteses sobre implantes, assim como selecionar, planejar e executar as próteses removíveis totais e parciais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO